Roda de conversa ‘Restauração e enxertia: formas da memória em Pedro Nava e Silviano Santiago’
Roda de conversa ‘Literatura e música popular: Minas, modernidade e cosmopolitismo’
Roda de conversa ‘Restauração e enxertia: formas da memória em Pedro Nava e Silviano Santiago’
A roda de conversa ‘Restauração e enxertia: formas da memória em Pedro Nava e Silviano Santiago’ aconteceu no sétimo dia do Festival de Inverno, e teve como participantes Wander Melo Miranda, Marília Rothier Cardoso e Eneida Maria de Souza. O assunto foi a obra memorialística de Pedro Nava e o livro de memórias Menino sem passado, de Silviano Santiago.
Lidos a partir de duas metáforas, respectivamente, restauração e enxertia, os livros revelam modalidades distintas de escrita, ora voltada para a ideia da reminiscência como complemento (Nava), ora suplemento (Santiago), delineando perspectivas discursivas distintas de elaboração da história pessoal do memorialista e da história social brasileira.
Além disso, no vídeo abaixo, você confere a textura sonora ‘Col a Col, Cantarol’ elaborada por Marília Librandi e Sérgio Bairon especialmente para o Festival.
00:00 – Roda de conversa ‘Restauração e enxertia: formas da memória em Pedro Nava e Silviano Santiago’ / 01:36:21 – Palestra Rever Makunaíma, por Jaider Esbell / 02:42:29 – Roda de conversa ‘Sertão Mundo: os desafios da montagem de uma exposição virtual’ / 03:38:32 – Textura sonora Col a Col, Cantarol