Skip to main content

Anderson Ricardo Trevisan

É professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas nas áreas de sociologia da arte, do cinema e da cultura, principalmente sobre os seguintes temas: cinema educativo, educação e cultura, documentário e educação, imagem e ciências sociais, pintura e sociedade, ciências sociais e educação.

André Botelho

É professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Atua na área de pensamento social brasileiro. Seus projetos atuais tratam dos temas cosmopolitismo, modernismo e intepretações do Brasil.

André Junqueira Caetano

É professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atua nas áreas de estratificação social, trabalho, desigualdades sociais, fecundidade, comportamento reprodutivo e contracepção.

Andre Veiga Bittencourt

É professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de pensamento social, sociologia da cultura, sociologia dos intelectuais e sociologia política.

Andréa Borges Leão

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professora de Sociologia na Universidade Federal do Ceará. Estuda a formação do mercado de livros infantojuvenis no Brasil, em perspectiva comparada. Realizou pós-doutorados e missões de trabalho na França. Atualmente, investiga as Ciências Sociais nas revistas de divulgação científica.

Angélica Oliveira Adverse

É professora adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do PPGArtes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Desenvolve pesquisas no campo da moda, arte e design. Atualmente é também residente pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG.

Angelo Oswaldo de Araújo

Escritor, curador, jornalista, advogado e gestor público. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pelo Instituto Francês de Imprensa, em Paris, colaborou como jornalista, crítico e editor em vários veículos nacionais e estrangeiros. Também ocupou diversos cargos na administração pública em todos os níveis da federação, com destaque para a área da cultura.

Antonio Brasil Jr.

É professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nas áreas de pensamento social no Brasil e teoria sociológica.

Beatriz Malcher

É doutora em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de teoria literária com ênfase em teoria crítica, teoria da história e teoria da fotografia.

Bernardo Ricupero

É professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas na área de história do pensamento político, com ênfase em pensamento político-social brasileiro e latino-americano, marxismo, nacionalismo e romantismo.

Bruno Viveiros Martins

É professor do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte e pesquisador do Projeto República, do Centro de Referência da Música de Minas e do Centro de Memória do Rádio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como produtor do programa Decantando a República da Rádio UFMG.

Carmen Felgueiras

É professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas nas áreas de pensamento social brasileiro e sociologia dos intelectuais sobre relatos de viagens e construção de subjetividades.

Celi Scalon

É professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora visitante na Universidade de Coimbra, pesquisadora 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado da Faperj e membro da Diretoria da International Sociological Association (ISA). Foi coordenadora da área de Sociologia na Capes (2014-2018) e presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (2009-2011).

Clara Rowland

É professora associada na Universidade Nova de Lisboa. Atua nas áreas de Literatura Brasileira e Literatura Comparada. Publicou ensaios sobre Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Raduan Nassar, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, entre outros, e o livro A forma do meio: livro e narração na obra de João Guimarães Rosa.

Daniela Giovana Siqueira

É professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desenvolve pesquisas com foco no estudo das relações entre cinema e história e no campo da preservação audiovisual.

Denilson Lopes

É professor associado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de comunicação, com ênfase em estética da comunicação, realizando pesquisas sobre cinema, literatura, paisagem, transculturalidade, afetos, sensações e gênero.

Eduardo Coelho

É professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura e é um dos coordenadores do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) e do Laboratório da Palavra. Desenvolve pesquisas sobre poesia brasileira moderna e contemporânea.

Eduardo Dimitrov

É professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Ao estudar o modernismo pernambucano e intelectuais locais, dedica-se à compreensão do processo de criação de identidades regionais e nacionais perpassando temas que interligam antropologia e sociologia da arte, literatura, história, patrimônio cultural e pensamento social brasileiro.

Elen de Medeiros

Professora da área de Literatura e Outras Artes na Faculdade de Letras da UFMG e professora permanente da Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (PosLit/UFMG). Tem desenvolvido pesquisas sobre teatro brasileiro, teoria do drama moderno e contemporâneo e história do teatro.

Elide Rugai Bastos

É livre-docente em pensamento social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é professora titular. Atua na área de pensamento social no Brasil. Suas pesquisas tratam da sociologia brasileira, Gilberto Freyre, história das ideias e intelectuais.

Eneida Maria de Souza

É professora titular emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do CNPq. Atua na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada, com destaque para os temas crítica biográfica, modernismo brasileiro, Mário de Andrade e Pedro Nava.

Enio Passiani

É professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem publicado artigos no Brasil e no exterior sobre teoria sociológica; sociologias da cultura, da literatura e da leitura; pensamento social brasileiro e, recentemente, tem se dedicado à sociologia digital.

Fabio Mascaro Querido

É professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa temas relacionados ao pensamento social e político brasileiro.

Fábio Seixo

É fotógrafo e produtor de vídeo, formado em jornalismo pela UFRJ. Dirigiu o Vídeo-manifesto do projeto Minas Mundo.

Fernando Tavares Jr.

Professor Associado no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e membro da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais Aplicadas da FAPEMIG, trabalha com sociologia da educação e juventude, estratificação social e políticas públicas.

Flávio dos Santos Gomes

É professor associado da Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dos programas de pós-graduação em História Comparada na UFRJ e História na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisas sobre Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, Amazônia, fronteiras e campesinato negro.

Gabriela Nunes Ferreira

É professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (campus Guarulhos) e pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec). Atua nas áreas de teoria política e de pensamento político e social brasileiro.

Helena Bomeny

É professora titular de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É autora, entre outros, de Guardiães da razão: modernistas mineiros.

Helga Gahyva

É professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dedica-se a estudos nas áreas de pensamento social brasileiro e teoria sociológica.

Heloisa Starling

É professora titular-livre do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade da qual foi vice-reitora entre 2006 e 2010. É autora de, entre outros, Os senhores das gerais: os novos inconfidentes e o golpe de 1964 e Minas 300 anos (no prelo).

Joana Lavôr

É tradutora e artista visual. Pesquisa linguística e interseções entre imagem, palavra e iconografia.

É artista residente do MinasMundo e desenhou as imagens do projeto.

Joana Ramalho Ortigão Corrêa

Antropóloga e gestora cultural, atualmente é professora da Pós-Graduação de Arte e Tecnologia do IFNMG Diamantina. Atua e pesquisa nas áreas de antropologia e sociologia da cultura, culturas populares e conhecimentos tradicionais, estudos de folclore, patrimônio cultural e políticas públicas de cultura.

Joana Ribeiro da Silva Tavares

É professora adjunta de dança e movimento do Departamento de Interpretação na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde integra os Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas e coordena o Laboratório Artes do Movimento

João Mello

É mestrando em Sociologia & Antropologia pelo PPGSA/UFRJ. Pesquisa na área de pensamento social brasileiro, com foco no modernismo.

João Pombo Barile

É jornalista formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou como redator do dicionário Larousse Cultural, como repórter e redator nos jornais O Tempo e Hoje em Dia nas editorias de Esporte, Política e Cultura e foi pesquisador do Departamento de Documentação da Editora Abril. Desde 2012 trabalha no Suplemento Literário de Minas Gerais e dirige o Prêmio Governo de Minas de Literatura.

José Da Costa

É professor de história e teoria do teatro da UNIRIO. Bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq. Seus temas preferenciais de pesquisa são o teatro brasileiro do presente e as relações singulares entre arte e política, com ênfase nas imagens cênicas da comunidade, do sujeito e do real.

José Miguel Wisnik

É professor sênior de literatura brasileira na Universidade de São Paulo (USP), músico e ensaísta. Trabalha com temas ligados à intersecção da literatura com a música e suas irradiações no campo cultural. É autor de Maquinação do mundo – Drummond e a mineração.

José Newton Meneses

É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente é diretor do Centro de Estudos Mineiros. Desenvolve pesquisas sobre os elementos materiais da cultura, a sociedade mineira nos séculos XVIII e XIX e a história da alimentação.

José Reginaldo Santos Gonçalves

É professor titular de Antropologia Cultural no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular do Conselho Consultivo do IPHAN. Desenvolve pesquisas sobre memória coletiva e patrimônios culturais.

Karim Helayël

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente é pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (NEPS/UFRJ-UFF). Atua nas áreas de pensamento social brasileiro, sociologia política, sociologia histórica e sociologia da literatura.

Leonardo Belinelli

É pós-doutorando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) com bolsa do CNPq. Atua nas áreas de pensamento político e social brasileiro e teoria política.

Lilia Moritz Schwarcz

É professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e Global Scholar e Visiting Professor na Princeton University. Escreve regularmente em jornais brasileiros e desde 2015 é curadora adjunta para histórias do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp).

Lorena Cândido Fleury

É professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisas na área da sociologia ambiental e ecologia política, com ênfase no estudo de conflitos ambientais, projetos de desenvolvimento, estudos sociais de ciência e tecnologia, e sociologia das mudanças climáticas.

Lucas Correia Carvalho

É professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas nas áreas de pensamento social no Brasil, sociologia rural e humanidades digitais.

Lucas van Hombeeck

É doutorando em sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e editor-assistente do Blog da Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS). Pesquisa nas áreas de pensamento social brasileiro, sociologia política e sociologia da literatura.

Luis Felipe Kojima Hirano

É professor de antropologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil.

Luiz Armando Bagolin

É professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Suas pesquisas tratam de arte, teorias da arte e arte brasileira dos séculos 18, 19 e 20. Foi Diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2013 e 2016.

Marcelino Rodrigues da Silva

É professor da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de teoria da literatura e literatura comparada. Publicou vários trabalhos sobre a cultura esportiva brasileira e sobre as relações entre arte, literatura e futebol.

Marco Antonio Gonçalves

É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia e do Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua nas áreas de antropologia do cinema, etnologia e antropologia visual. Coordena o Nextimagem.

Marcos Alexandre

Professor Titular da UFMG, atua na graduação e na pós-graduação do curso de Letras e ministra disciplinas no curso de Teatro. Bolsista 1C do CNPq, desenvolve pesquisas sobre literaturas hispânicas, performance, teatro latino-americano e teatros negros. Entre as publicações, destaca-se: O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba (2017).

Maria Angélica Melendi

É professora associada do Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Investiga as demandas de memória desenvolvidas pela arte contemporânea na América Latina em relação aos terrorismos de Estado e à violência social.

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

É professora titular no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas áreas de pesquisa são teoria antropológica; ritual e simbolismo; etnografia, escrita e narrativas; antropologia brasileira; cultura popular e estudos de folclore.

Mariana Miggiolaro Chaguri

É professora do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas nas áreas de pensamento social brasileiro, estudos de gênero e estudos pós-coloniais.

Marília Librandi

É Leitora no Departamento de Espanhol e Português na Universidade de Princeton e integra também o núcleo de pesquisa Diversitas na Universidade de São Paulo (USP). É autora de Writing by ear: Clarice Lispector and the aural novel e de Maranhão-Manhattan: ensaios de literatura brasileira.

Mário Augusto Medeiros da Silva

É docente do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua principalmente na área de pensamento social brasileiro, com ênfase nos temas literatura e sociedade, intelectuais negros, memória social.

Maurício Ayer

Pesquisa os lugares da cachaça na literatura brasileira, em especial em autores como João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Chico Buarque, Aldir Blanc e Guimarães Rosa, entre outros. Lecionou literatura francesa no Departamento de Letras Modernas da USP.

Maurício Hoelz

É professor do Departamento de Ciências Sociais e do PPGCS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua na área de pensamento social e sociologia política da cultura. Seus temas de pesquisa atuais são modernismo e cosmopolitismo.

Myriam Ávila

Pesquisadora 1D do CNPq, membro da Câmara de Ciências Humanas e Educação da FAPEMIG e professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (POSLIT) da UFMG. Atua na área de Literatura Comparada, com pesquisas sobre correspondência literária, imagem do escritor, diários de escritores, memória e modernidade.

Oswaldo Giovannini Jr.

É professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua nas áreas de antropologia visual, cultura popular, patrimônio cultural, folclore e festas religiosas.

Paulo Maciel

É professor adjunto do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na sua trajetória como pesquisador da área de artes tem se dedicado a projetos de pesquisa vinculados à história, teoria e crítica do teatro, sobretudo, brasileiro.

Pedro Meira Monteiro

É professor titular de literatura e cultura brasileira na Princeton University, onde dirige o Departamento de Espanhol e Português. Ensaísta e tradutor, tem se ocupado de temas como o modernismo brasileiro, a escrita tardia de Machado de Assis, literatura e sociedade, as formas breves e o sentido.

Rafael Lovisi Prado

É professor de literatura e cultura brasileira no CEFET-MG. Atua na área de teoria da literatura e literatura comparada e realiza pesquisas e publicações com enfoque, sobretudo, nas poéticas em língua portuguesa e filosofia/teoria francesa contemporâneas.

Reinaldo Marques

É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra a equipe de pesquisadores do Acervo de Escritores Mineiros. Dedica-se atualmente a pesquisas sobre arquivos literários e arquivos pessoais de escritores, atuando nas áreas de teoria da literatura, literatura comparada e literatura brasileira.

Rennan Pimentel

Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Graduado em Relações Internacionais (UNESA) e Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (NEPS/UFRJ-UFF) e pesquisa as áreas de pensamento social brasileiro, sociologia política e democracia brasileira.

Rita Lages Rodrigues

Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutora e Mestre em História pela UFMG. Membro do Comitê Brasileiro de História da Artes (CBHA). Pesquisa temas relacionados à História das Mulheres Artistas nos séculos XIX e XX, à História das Cidades, ao Patrimônio Cultural e aos Estudos de Gênero.

Roberto Said

É professor associado de teoria da literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas em teoria da literatura, literatura brasileira, história e memória cultural, com ênfase em poesia contemporânea, literatura e filosofia, arquivos e acervos literários, estudos biográficos.

Rodrigo Jorge Ribeiro Neves

É professor substituto do Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da mesma instituição, com bolsa do CNPq. Atua nas áreas de literatura brasileira, literatura comparada e estudos interartes.

Rodrigo Salles Pereira dos Santos

É professor adjunto do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na área de sociologia econômica, com enfoque nos temas da mudança social, globalização, desenvolvimento, firmas, mineração, siderurgia e indústria automobilística.

Roniere Menezes

É professor do CEFET-MG e pesquisador do CNPq. Desenvolve pesquisa sobre literatura, canção e cultura popular e é autor do livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius.

Rossana Rocha Reis

É professora do Departamento de Ciência Política e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Dedica-se principalmente aos seguintes temas: teoria política, direitos humanos, migrações internacionais, identidade nacional e relações centro-periferia.

Sabrina Parracho Sant’Anna

É professora associada do Departamento de Ciências Sociais e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua nas áreas de sociologia da cultura e sociologia da arte.

Schneider Carpeggiani

É jornalista, doutor em teoria literária, curador de eventos literários e editor do Suplemento Pernambuco e do Selo Suplemento Pernambuco da Cepe Editora.

Sérgio Alcides

É professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit). Atua nas áreas de Literatura Brasileira e Teoria Literária. Tem se dedicado a pesquisas sobre poética e história cultural, em especial a poesia luso-brasileira e a poesia moderna.

Sérgio Bairon

É professor livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o núcleo de pesquisa Diversitas, e autor de, entre outros, Antropologia visual e hipermedia e Texturas sonoras.

Simone Kropf

É pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Seus temas de pesquisa compreendem a história da medicina tropical, a circulação transnacional de saberes e práticas científicas, as relações científicas e culturais entre Brasil e Estados Unidos.

Simone Meucci

É professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua na Graduação em Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Mestrado Profissional em Sociologia. Especializou-se na área de pensamento social, dedicando-se a temas como institucionalização da sociologia, história do ensino da sociologia e pensamento educacional no Brasil.

Talles Luiz de Faria e Sales

É doutor em Modernidades Comparadas pela Escola de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atua nas áreas de literatura brasileira, teoria da literatura, memória cultural e filosofia, com interesse no ensaísmo brasileiro.

Victor da Rosa

Professor de literatura brasileira da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse em literatura brasileira moderna e contemporânea.

Wander Melo Miranda

É professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG, coordenador do projeto de pesquisa Acervo de Escritores Mineiros e membro da Academia Mineira de Letras. Atua na área de Letras, Teoria da Literatura e Literatura Comparada, principalmente nos temas literatura brasileira, literatura latino-americana, literatura italiana, Graciliano Ramos, memória, modernidade, pós-modernidade e ficção contemporânea.