Skip to main content
Pessoas

Henriqueta Lisboa: trazer o mundo para casa

Elide Rugai Bastos

Henriqueta Lisboa: trazer o mundo para casa

Henriqueta Lisboa tem despertado nos últimos anos justificado interesse entre os estudiosos de literatura. Esse interesse se deve à importância de sua obra, mas também a sua fina e precoce percepção, acompanhada do questionamento, dos limites sociais impostos à mulher na sociedade brasileira Na área de sociologia, porém, embora tenham crescido as pesquisas sobre gênero e/ou movimentos feministas, seu nome é pouco citado. O abandono de algumas figuras fundamentais na reconstrução do processo social que ilumina o presente indica esquecimento do peso que constrangimentos estruturais, condicionamentos históricos e mesmo escolhas do passado têm sobre a ação. Afinal, a história não é apenas o cenário em que se desenrolam os acontecimentos, mas componente estrutural da análise sociológica.

Nesta pesquisa pretendo mostrar que em linguagem simultaneamente coloquial e sofisticada Henriqueta Lisboa explicita nas situações cotidianas aqueles constrangimentos, condicionamentos e escolhas; ultrapassa, assim, as fronteiras locais e traz o mundo para casa. E o faz não apenas por meio de sua requintada poesia, mas via ensaios e traduções, nas quais mostra como sua leitura dos autores universais “vem de dentro”, encontrando soluções engenhosas para as dificuldades da escritura de Dante, Ungaretti, Pavese (magnífico!), Lope de Vega ou Gabriela Mistral.

Confesso ter clareza da amplitude de meu objetivo e das dificuldades de alcançá-lo em suas várias facetas. Mas o próprio caminho da pesquisa irá colocando pedras que poderão ou não ser contornadas. Assim, vários impasses de caráter metodológico precisam ser superados ao longo da investigação. A leitura da obra de Henriqueta Lisboa é um primeiro passo para equacionar esse problema. O caminho nessa direção é amplo, compreendendo poesia, ensaios, traduções, correspondência e a reflexão da autora sobre seu próprio trabalho. Os passos seguintes se dão na consulta de uma bibliografia analítica sobre persona e obra, aliás, muito importante; consulta de arquivos documentais; entrevistas com especialistas na obra, entre outros. Só essa visão mais geral permitirá direcionar concretamente as indagações que levanto.

Leave a Reply

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.