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Arte, cultura e esporte na Belo Horizonte modernista

Marcelino Rodrigues da Silva

Arte, cultura e esporte na Belo Horizonte modernista

O objetivo da pesquisa é investigar as relações entre arte, literatura e cultura nos contextos brasileiro e mineiro de meados do século XX, com especial atenção ao estudo das dimensões culturais do movimento modernista e das repercussões de seus projetos estéticos e político-culturais no cenário artístico e na cultura esportiva da cidade de Belo Horizonte, durante as décadas de 1930 e 1940. Para a realização desse objetivo, portanto, deverão ser desenvolvidas duas frentes de trabalho. Na primeira, serão estudados textos dedicados à história, às propostas e às diferentes manifestações do modernismo brasileiro, desde o seu surgimento, em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos anos 1910 e 1920, a partir dos quais seja possível colocar em foco a dimensão cultural das ideias e dos projetos estéticos e políticos desse movimento. Na segunda frente de trabalho, deverão ser analisadas diferentes produções artísticas e culturais efetivadas na cidade de Belo Horizonte durante o período em foco, especialmente as publicações do jornalismo esportivo, que viveu nessa época uma fase particularmente fértil e criativa, com a constituição de uma mitologia esportiva diferenciada da que vinha se desenvolvendo nas duas principais metrópoles do país. Entre essas publicações, destaca-se o trabalho do cartunista, artista plástico e escritor Fernando Pieruccetti, personagem importante na introdução do modernismo e das tendências modernas nas artes plásticas mineiras, durante a década de 1930, e responsável pela criação, em charges produzidas a partir dos anos 1940, das mascotes que ainda hoje representam os principais clubes de futebol do estado, como o Galo, a Raposa e o Coelho, símbolos respectivamente do Atlético, do Cruzeiro e do América. O que se pretende, nessa análise, é tomar a produção do jornalismo esportivo belo-horizontino e a trajetória criativa de Fernando Pieruccetti como pontos de partida para uma investigação sobre as interações, trocas e atravessamentos entre as artes, a literatura e a cultura, assim como entre as tendências e projetos artísticos que circulavam no Brasil e no mundo naquele momento e elementos das tradições e da cultura popular local e regional.

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