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Trajetória Vianna: caminhos de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira

Joana Ribeiro da Silva Tavares

Trajetória Vianna: caminhos de Klauss e Angel Vianna na dança brasileira

Iniciada no meio do balé clássico e da dança moderna, nos anos 1950, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a trajetória do casal de bailarinos mineiros Angel (1928) e Klauss Vianna (1928-1992) expandiu-se para diversos terrenos como a dança contemporânea, o teatro, a música, a educação somática e o campo da saúde. A partir de uma frase que Klauss Vianna costumava dizer em seus cursos, ao se referir ao ato de dançar – “não decore passos, aprenda um caminho” – seguiremos a trajetória do casal Vianna percorrendo as capitais em que estabeleceram moradia: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo (com um breve período em Salvador). Nos dias de hoje, o trabalho corporal dos Vianna figura tanto na Escola e Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, quanto através de obras artísticas, práticas corporais, cursos e publicações no Brasil e no estrangeiro. Mapear a trajetória da obra capital de Klauss e Angel Vianna, destacar seus principais pontos de ancoragem e identificar suas reverberações traz para o centro da discussão um projeto pioneiro, originalmente moderno e interdisciplinar, cujas raízes mineiras emergem em contínuo movimento na história da dança brasileira.

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